
Sair da Série D era pouco para o América-RN. Um time grande não se sacia, e podia sonhar com o 1º título nacional da história do Dragão, ninguém tiraria essa taça. Contra o Pouso Alegre, 2×0 em casa, 0x1 fora, e uma nova conquista para fechar o ano com chave de ouro.
Em campo, o Pousão não soube se fazer valer do mando de campo. Assim, o time sofreu para se impor em campo e viu o América-RN fazer um jogo tranquilo. O gol solitário do Pouso Alegre saiu aos 48 do 2º tempo, mas isso é o que menos importa, porque a festa foi natalense.
Com o 2×0 na ida, o América-RN poderia se sagrar campeão mesmo com uma derrota simples. Assim aconteceu, e o time fecha a sua participação na Série D após seis anos na 4ª Divisão e agora só reencontra o Campeonato Brasileiro quando fizer sua reestreia na Série C.
Campeão nacional pela 1ª vez na sua história, o América-RN encerra a temporada 2022 com uma taça e só volta a campo em janeiro, na disputa da fase preliminar da Copa do Nordeste. Além do pré-Nordestão e da Série C, o time também jogará a Copa do Brasil e o Potiguar.
Para o Pouso Alegre, o jogo também marca a despedida da temporada. O time se sagra vice-campeão da Série D justamente em sua 1ª participação em uma divisão do Campeonato Brasileiro. Os dois times se reencontrarão na 1ª fase da próxima Série C.
Materia: NE45