Fora do Pernambucano, Santa Cruz vai ao pré-Nordestão e espera por vaga difícil na Copa do Brasil

PUBLICIDADE

O Santa Cruz sai do Campeonato Pernambucano sem conseguir todos os seus objetivos após a derrota para o Náutico na fase semifinal. Essa derrota tirou a chance do Tricolor ir direto à fase de grupos da Copa do Nordeste e ainda ameaça o clube de seguir fora da Copa do Brasil.

Técnico do Santa Cruz evita falar sobre justiça em clássico e enaltece evolução do elenco
Blog de Cassio: Náutico supera Santa Cruz nos pênaltis e vai à final do PE: 4ª vez em 5 anos
Nesta temporada, o Tricolor já ficou fora dos dois torneios, tendo apenas o Estadual e a Série D em seu calendário, além da pré-Copa do Nordeste. E, por enquanto, esse também é o cenário do Santa Cruz para 2023.

Além de um calendário vazio, a ausência nos dois torneios também significa um prejuízo financeiro. A entrada nas fases iniciais desses dois campeonatos já daria cerca de R$ 2 milhões aos cofres, o que equivale a quase seis folhas do clube.

Assim, ainda sem a garantia da presença em nenhuma das duas competições, o Santa Cruz encerra sua participação no Campeonato Pernambucano sem dois dos seus três principais objetivos.

O único que se confirmou foi a vaga na Série D da próxima temporada, algo que todos os tricolores esperam não ser necessário. Mas ainda há caminhos para garantir essas duas vagas restantes.

O Santa Cruz na Copa do Nordeste
Já sem chances de classificação direta à fase de grupos do Nordestão, o Santa Cruz é um dos clubes garantidos na disputa da fase preliminar do torneio regional.

Pernambuco tem direito a cinco vagas na Copa do Nordeste. Para a fase de grupos, são dois postos, um do campeão e um do time de melhor ranking no estado, que é o Sport. Se o Leão vencer o Estadual, sua vaga passa ao Náutico, dono do 2º melhor ranking.

Mas, além da fase de grupos, Pernambuco pode colocar três clubes na pré-Copa do Nordeste. São duas vagas para os times de melhor campanha, além dos dois classificados diretamente, e mais uma para o time de melhor ranking ainda sem vaga no estado.

Hoje, o Santa Cruz tem o terceiro melhor ranking de Pernambuco. Assim, como o Sport vai diretamente à fase de grupos e o Náutico estará, pelo menos, entre as vagas das melhores campanhas no pré-Nordestão, o Tricolor terá, ao menos, o direito a essa última vaga pelo ranking.

Com isso, o Tricolor é presença garantida na fase preliminar da Copa do Nordeste, precisando superar dois adversários ao longo de três partidas para voltar à fase de grupos do Regional.

O Santa Cruz na Copa do Brasil
Se a vida dos corais no Nordestão já está definida, a vaga tricolor na Copa do Brasil ainda é uma incógnita. Hoje, há três caminhos para o Santa Cruz retornar à disputa da copa nacional em 2023 e eles vão depender de quem for o adversário do Náutico na final do Estadual.

Se o outro finalista for o Retrô, a vaga do Santa Cruz já está garantida. Isso porque a Fênix e o Náutico pegariam as vagas dos finalistas do Estadual, enquanto o Santa herdaria a vaga da 1ª fase, na qual teve a terceira melhor campanha.

Se a vaga da final for para o Sport, o Santa Cruz terá uma situação mais delicada para se garantir na Copa do Brasil: o Tricolor terá que torcer por um título de um dos dois principais rivais na Série B deste ano.

Mas se o Salgueiro for o outro finalista, Carcará, Timbu e Retrô ficam com as vagas do Estadual à Copa do Brasil e o Santa Cruz só consegue ir ao torneio se o Náutico vencer a Série B.

Do NE45. Foto: Tiago Caldas

PUBLICIDADE