
Na tarde deste sábado, o estádio dos Aflitos será palco de mais uma semifinal de Campeonato Pernambucano. Às 16h30, Náutico e Santa Cruz disputam pela terceira vez em três anos a ida à final do estadual. No somatório, um avanço para cada lado. Mas é o Timbu, há cinco anos invicto como mandante contra os corais, que leva vantagem no histórico recente. Não perde um Clássico das Emoções desde 2020.
Para seguir a escrita recente sobre o rival, o técnico Felipe Conceição promete ‘grande diferença’ na escalação da última partida, contra o Fortaleza. Além das voltas certas de Hereda, Wellington na vaga do suspenso Carlão, e da dupla Richard Franco e Rhaldney no setor de marcação e transição no meio de campo, o treinador deixou ainda em aberto a possibilidade de mexer no trio de ataque ou até mesmo optar por um esquema com dois meias.
Estratégia adotada pelo treinador, que tenta superar um time que vê mais padronizado que o seu. “Me preocupo com o time todo do (Santa Cruz). Forte coletivamente, de boa transição ofensiva, marca forte em bloco médio e baixo, e no bloco alto quando precisa. Muito competitivo, e bem treinado. Lá você vê um time com um padrão definido, com um time base. Tudo isso a gente está construindo no Náutico”, destacou.
Como chega o Santa Cruz?
Vindo de boa vitória contra o Caruaru City, pelas quartas de final, o Santa Cruz chega para o clássico após duas semanas sem jogar. A espera, apesar de impactar no ritmo de jogo da equipe coral, proporcionou dias intensos de treinamentos e estudos, além da possibilidade de recuperar atletas até então entregues ao departamento médico do clube. Casos do zagueiro Júnior Sergipano, do volante Rodrigo Yuri e do atacante – e artilheiro – Rafael Furtado.
“É tentar fazer com que a nossa equipe aproveite melhor os melhores momentos que a gente tiver no jogo. O clássico, por si só, já é um jogo diferente, cercado por muita expectativa. Muito disputado, principalmente valendo uma passagem para a final. Nós estamos preparados”, avaliou o técnico Leston Júnior.
FICHA DO JOGO
Náutico
Lucas Perri; Hereda, Camutanga, Wellington e Júnior Tavares; Rhaldney, Richard Franco e Jean Carlos; Ewandro, Amarildo (Robinho ou Pedro Victor) e Léo Passos (Kieza ou Juninho Carpina). Técnico: Felipe Conceição.
Santa Cruz
Klever; Marcos Martins, Guedes, Alex Alves e Dudu Mandai; Gilberto, Elyeser (Rodrigo Yuri) e Tarcísio; Matheuzinho, Mateus Anderson e Rafael Furtado (Esquerdinha). Técnico: Leston Júnior
Local: estádio dos Aflitos
Horário: 16h30
Árbitro: Deborah Cecília (PE)
Assistentes: Ricardo Chianca (PE) e Clovis Amaral (PE)
Do Esportes DP. Foto: divulgação