
Para conquistar o tetracampeonato da Copa do Nordeste sem precisar ir para o sofrimento das penalidades máximas, o Sport terá que quebrar um duro tabu de não vencer o Fortaleza jogando fora de casa há 42 anos. A última vez em que a equipe Rubro-negra venceu o Tricolor do Pici longe de seus domínios foi em 1980.
Inclusive, essa foi a única vitória do Sport contra o Fortaleza fora de casa em toda a história. O confronto foi válido pela Taça de Prata daquele ano, onde o Leão da Ilha do Retiro venceu pelo placar de 2 a 1.
No entanto, o Sport não precisa vencer o Fortaleza dentro dos 90 minutos. Isso porque, em caso de um novo empate, independente do placar, o vencedor da Copa do Nordeste será decidido nos pênaltis. E nesse histórico, o placar está empatado.
Nas duas vezes que as equipes se enfrentaram na disputa de pênalti, cada um venceu em uma oportunidade. Ambas as oportunidades foram pela Copa do Nordeste, a primeira em 2015, onde os 90 minutos encerrou com a vitória do Sport por 1 a 0 e a equipe rubro-negra conseguiu a classificação para a fase seguinte após vencer por 4 a 2 nos pênaltis.
Já mais recentemente, em 2020, durante a pandemia, o Fortaleza e Sport empataram em 0 a 0 durante o tempo regulamentar e o Tricolor do Pici conseguiu a classificação ao ganhar de 4 a 1 do Rubro-negro.
Do Esportes DP. Foto: Paulo Paiva