Santa Cruz notifica FPF e pede torcida visitante contra o Náutico

PUBLICIDADE

O Santa Cruz notificou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) solicitando a presença de torcida visitante no clássico contra o Náutico, pela semifinal do Campeonato Pernambucano. O jogo, no estádio dos Aflitos, acontece neste sábado e, por ora, só terá a torcida alvirrubra nas arquibancadas.

A proibição da torcida visitante nesta partida aconteceu por um ofício publicado pela FPF ainda em janeiro. Na oportunidade, a Federação definia que os clássicos entre Náutico, Santa Cruz e Sport deveriam acontecer com torcidas únicas por motivos de segurança pública.

Até o momento, todos os clássicos recifenses da temporada tiveram essa restrição de público visitante, mas como este será um confronto definido em partida única, o Tricolor tomou essa posição para reverter o cenário e ter direito a torcida nas arquibancadas.

Os argumentos corais

Além da definição em jogo único, o Santa Cruz lançou mão de outros argumentos para pedir a liberação de sua torcida no clássico deste sábado. No ofício direcionado à Federação, o clube apontou sete pontos para argumentar pela presença da torcida tricolor nos Aflitos.

Dentro dessa lista, os corais citaram pontos como o fato da violência no futebol existir em todos os estados, mas quase nenhum exigir torcida única. Assim, o Santa Cruz pediu que Pernambuco não seja uma exceção, para evitar perdas financeiras, esportivas e socais.

O clube também indicou a proibição da torcida visitante como um ponto que acentua aspectos socioeconômicos negativos, uma vez que afasta parte da população dos estádios de futebol.

A questão esportiva também entrou em pauta, com o clube apontando a partida como decisiva para vagas na Copa do Brasil e no Nordestão para o próximo ano. Assim, a saúde financeira e o planejamento do clube para o próximo ano estariam em cheque neste jogo.

Até a final da Copa do Nordeste entrou na lista de argumentos do Santa Cruz. Isso porque o clube ressaltou que nem a FPF nem a Secretaria de Defesa Social (SDS) limitaram a presença da torcida do Fortaleza na Arena de Pernambuco no jogo de ida da decisão, contra o Sport, nesta quinta-feira.

Do NE45

PUBLICIDADE