Governo de Pernambuco anuncia testagem para Covid em jogos de futebol

PUBLICIDADE

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (21), que vai disponibilizar 10 mil testes rápidos de antígeno durante a realização das competições de futebol que ocorrem no território pernambucano a partir deste sábado (22), no Campeonato Pernambucano e na Copa do Nordeste.

Na parceria, caberá aos clubes organizar a logística para a realização dos exames nos estádios, assim como a responsabilidade técnica, tanto pelos profissionais de saúde habilitados, como a inserção de dados nos sistemas de informação.

Os novos protocolos do Plano de Convivência com a Covid-19, que estão vigentes até o dia 31 de janeiro, determinam a capacidade máxima de 3 mil torcedores nos estádios dos Aflitos, Arruda, Ilha do Retiro e Arena de Pernambuco, e de 50% da capacidade nos estádios com capacidade abaixo de 6 mil lugares.

Além disso, será exigido passaporte vacinal e um teste negativo para Covid-19 feito com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 72 horas para exames de RT-PCR.

“É fundamental que, com a presença de torcida nos jogos de futebol, Pernambuco teste o máximo as pessoas que estão circulando nesses eventos, mesmo que estejam com a capacidade reduzida. Sabemos que a testagem é fundamental para o monitoramento do vírus, especialmente, com a presença da variante ômicron. Testar é uma das iniciativas fundamentais no enfrentamento à pandemia”, afirma a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES, Patrícia Ismael. Foto: Caruaru City

PUBLICIDADE