Ibra Tênis de Mesa comemora 29 anos em Caruaru

PUBLICIDADE

O binômio tênis de mesa e ping pong são nomes do mesmo fenômeno que envolve a pratica corporal da sociedade moderna. O ping pong está relacionado a momentos de lazer em que as regras são acordadas pelos praticantes, outra característica importante é que o ping pong pode ser praticado em vários lugares como parques, praças, empresa, fazendas, casa e etc. O tênis de mesa está relacionado ao esporte institucionalizado com regras internacionais e competições que exigem matérias específicos como: ginásio, piso especifico, mesas oficias e raquetes aprovadas, bolas e outros materiais.


Em Caruaru não temos como especificar uma data precisa dos primeiros praticantes do Ping Pong, sabemos que o SESC, que era localizado ao lado do terminal, era um local de prática do Ping Pong nos finais de semana pela juventude da época, e na década de 70 e 80 o Ping Pong era praticado em escolas e estava presente nos jogos escolares. O início do tênis de mesa como esporte sistematizado obedecendo regras oficiais e normas tem data e local que foi realizado em Caruaru. O dia foi 10 de julho de 1992, no bairro são Francisco, em um galpão ao lado da Ponte de Cano, os nomes responsáveis pelo pioneirismo da modalidade é o técnico Ibrain Pereira e o empresário Isaias Fernandes que juntos iniciaram um trabalho que até hoje dá frutos e foram responsáveis por colocar a cidade de Caruaru no cenário nacional do tênis de mesa e de muitas histórias de mudança de vida através do esporte.


Grandes eventos foram realizados em Caruaru, em especial o Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, em 1995 no ginásio do SESC com a presença dos principais nomes do tênis de mesa nacional e a visita do técnico vice campeão olímpico, o francês Micheal Gadal. Outro momento importante para Caruaru foi a presidência da Federação Pernambucana de Tênis de Mesa pelo técnico Ibrain Pereira. Grandes mesatenistas caruaruenses conquistaram importantes títulos estaduais e nacionais como por exemplo: Alan Moreira – Campeão Brasileiro individual no Rio de Janeiro em outubro de 2010, Gustavo Lopes que ocupou o primeiro lugar no ranking estadual e conquistou vários títulos nacionais, Rafael Pimentel, Maria Clara, Willian França e Eric Morais convocados para a seletiva da seleção brasileira de menores. Eduardo ramos e Maria Clara conquistaram medalhas nos Jogos da Juventude, principal evento nacional escolar. Muitos feitos foram conquistaram e outros nomes podem ser relatados.


Em 10 de julho de 2021, a Academia Ibra Tênis de Mesa, clube especializado em tênis de mesa em Caruaru, comemora 29 de anos de existência e nesse período, mais de 500 torneios foram realizados, mais de 10 profissionais trabalham com a modalidade em escolas, 10 mil crianças, adolescentes, jovens e idosos já praticaram o tênis de mesa em nossa cidade.


A Academia Ibra Tênis de Mesa, estará realizando uma pesquisa que será finalizada com um texto resgatando essa história e apresentando nos 30 anos em 2021. Com isso estaremos homenageando nomes e instituições que contribuíram para o fortalecimento do tênis de mesa em Caruaru e região.


Nos dias atuais, a Academia é presidida pelo educador físico Severino Antônio da Silva Junior (Jr. Bill), que continua o legado obtendo vários prêmios nos campeonatos brasileiros.

PUBLICIDADE