Manoel Tobias é homenageado no Espaço Pernambuco Imortal

PUBLICIDADE

Natural de Salgueiro, no Sertão do Estado, atleta da Seleção Brasileira de Futsal entrou para o hall da fama do esporte pernambucano em exibição na Arena de Pernambuco

Recife, 30 de junho de 2021 – O Espaço Pernambuco Imortal, da Arena de Pernambuco, abriu espaço para receber mais um célebre nome do Estado. O ex-atleta da Seleção Brasileira de Futsal, eleito três vezes o melhor jogador do mundo na modalidade, Manoel Tobias, entrou para o hall da fama do esporte pernambucano e cravou os seus pés na galeria de grandes personalidades do segmento no Estado, nesta quarta-feira (30).

O currículo é extenso. Natural de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, Manoel é bicampeão da Copa do Mundo de Futsal e, nos anos de 2000, 2001 e 2002, foi eleito o Melhor Jogador de Futsal do Mundo pela FIFA. Heptacampeão da Copa América da modalidade, o pernambucano ainda foi considerado duas vezes o Melhor Jogador da Copa do Mundo (1996 e 2000), duas vezes o artilheiro da Copa do Mundo de Futsal (1996 e 2000) e Maior Artilheiro em uma única edição da Liga Nacional de Futsal, marcando 52 gols em 1999. O ex-jogador ainda conquistou a Copa do Mundo de Futsal Feminino, em 2014, como treinador.

“Ficamos muito felizes em poder realizar esta homenagem a Manoel Tobias, que é um atleta tão querido dos pernambucanos, um sertanejo com uma trajetória vitoriosa, que muito nos orgulha. O Pernambuco Imortal é um dos espaços preferidos do público do nosso Tour na Arena. Estamos preparando o retorno do Tour para breve e já teremos essa novidade para os visitantes apreciarem”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

“Esse é um reconhecimento mais do que merecido a Manoel, que é um exemplo do esporte em Pernambuco, no Brasil e no mundo. Nós acreditamos muito que o exemplo dele pode estimular e incentivar muitas crianças e jovens que estão praticando esporte no nosso Estado”, destacou o secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Pérez.

Depois de um longo período recebendo apenas jogos oficiais sem público pelas restrições da pandemia, a Arena de Pernambuco abre as portas para o seu primeiro evento em homenagem aos atletas célebres do Estado, mantendo o protocolo sanitário para a ocasião. A última solenidade do Pernambuco Imortal foi dedicada à goleira Bárbara, em abril de 2019.

Manoel Tobias fez questão de agradecer a homenagem. “A emoção é grande. Gratidão a Deus, gratidão a todos que me ajudaram diretamente e indiretamente. Quero honrar a Deus porque eu tenho convicção do propósito que ele me escolheu para fazer no esporte. Gratidão ao Governo de Pernambuco, por meio das secretarias de Turismo e de Esportes, a Arena de Pernambuco, aos meus familiares, minha esposa, meu filho, meus pais e meus irmãos. Passou um filme na cabeça, assim que eu entrei na Arena, no campo, e vi aquela minha foto e me reportei aos meus tempos de Salgueiro, onde eu sonhava nos campinhos da época em chegar a seleção brasileira. Eu nunca imaginava que chegaria onde cheguei, mas eu tenho essa gratidão. O sentimento é esse”, disse emocionado.

Espaço Pernambuco Imortal

Considerado o hall da fama do esporte pernambucano, o espaço foi inaugurado na Arena de Pernambuco em 2017. O objetivo é homenagear os grandes nomes da área no Estado, prestigiando os atletas e paratletas e estimulando as novas gerações.

Manoel Tobias se junta agora a outros grandes nomes que já fazem parte do Espaço Pernambuco Imortal, como os atletas Montanha, José João da Silva, Jenifer Nascimento, Cisiane Dutra e Keila Costa (Atletismo); os jogadores Ricardo Rocha e Rivaldo (Futebol); Yane Marques e Felipe Nascimento (Pentatlo Moderno); Adriana Salazar e Joanna Maranhão (Natação); Bárbara Micheline (Futebol); Samira Rocha (Handebol); Filipe Silva, Rafael Padilha e Fernando DDI (Beach Soccer); Jemima Alves (Judô); Ted Monteiro e Cláudio Cardoso (Vela); e os paratletas Phelipe Rodrigues (Natação), Roseane Ferreira (Paratletismo) e Suely Guimarães (Atletismo).

PUBLICIDADE