
Na próxima quarta-feira (10), o Sport enfrenta o Juazeirense pela primeira fase da Copa do Brasil. Caso avance, o Leão vai embolsar R$ 1,07 milhão. Por isso, diante do aporte financeiro relevante, o jogo é tratado como uma decisão. Desde o título da competição, em 2008, o clube acumula eliminações precoces. Durante esse período, chegou, no máximo, às oitavas de final.
Nos últimos dois anos, a trajetória rubro-negra não passou da primeira fase. Eliminações duras que comprometeram o orçamento do clube. Em 2020, perdeu para o Brusque por 2 a 1. No ano anterior, duelando contra o Tombense, foi derrotado por 3 a 0. À época dos jogos, as duas equipes adversárias disputavam a Série C do Campeonato Brasileiro.
Em 2018, o Leão foi um pouco mais longe. Na primeira fase, derrotou o Santos-AP e assegurou a classificação para a próxima etapa. Apesar do favoritismo contra o Ferroviário-CE, sucumbiu diante dos cearenses. No jogo, abriu 3 a 0, sofreu o empate e acabou sendo eliminado nos pênaltis.
No recorte recente, levando em consideração o formato do torneio, a melhor campanha do Sport aconteceu em 2017. Venceu CSA, Sete de Setembro-MS, Boavista-RJ e Joinville-SC. Nas oitavas de final, encarou o Botafogo, de Jair Ventura, e não resistiu. 3×2 para os cariocas no placar agregado.
Contra a Aparecidense-GO, em 2016, mais um vexame. Na primeira fase, o Sport perdeu os dois jogos e frustrou os torcedores. Em 2015, ano da melhor campanha do clube na Série A, o desempenho na Copa do Brasil foi razoável. Superou o Cene-MS e a Chapecoense nas fases iniciais. Posteriormente, enfrentou o Santos e acabou sendo derrotado.
De 2014 a 2012, o Leão chegou até a segunda fase. O Paysandu, em duas oportunidades, foi o vilão da equipe pernambucana, com direito a goleada na Ilha do Retiro. Na outra ocasião, o ABC venceu os dois jogos e eliminou o Sport.
2011 foi o ano da eliminação para o Sampaio Corrêa, que disputava a Série D do Campeonato Brasileiro, novamente na rodada inicial. Em 2010, com um formato mais curto, o Leão despachou Brasília e Paraná e chegou às oitavas de final. Diante do Atlético-MG, os rubro-negros não resistiram e saíram da competição. Pelo regulamento, em 2009, em virtude da participação na Libertadores, o clube não jogou a Copa do Brasil.
Texto: Esportes DP