
O futebol cearense vive grande ascensão nos últimos anos com acessos em Campeonatos Brasileiros, títulos regionais e participações avançada na Copa do Brasil. O bom desempenho recente colocou nesta última quinta-feira (17) o estado pelo menos entre os nove primeiros colocados no ranking CBF das federações, e ao menos entre os dois melhores da região Nordeste, com a confirmação de que Pernambuco não mais poderá alcançar a pontuação. Com isso, os cearenses ganharão uma vaga a mais para Série D de 2021 e também na Copa do Nordeste de 2022 (caso os campeonatos mantenham o mesmo formato).
Desde a criação do novo ranking da CBF, na temporada 2013, o décima colocação foi a posição ocupada pelo estado até então, tendo momentos de real ameaça em perder seu posto para o futebol potiguar. Agora para o Ranking CBF 2021 (correspondente aos anos de 2016 a 2020), a Federação Cearense terá seu melhor desempenho em pontuação e colocação já registrado e isso poderá garantir até mesmo a sétima colocação dentre as federações nacionais e ser a melhor ranqueada no Nordeste.
Para Série D de 2021 essa atualização do ranking nacional garantirá uma nova vaga, via estadual de 2020. A equipe do Caucaia, sexta colocada no Cearense deste ano, se juntará assim ao Guarany de Sobral e Atlético-CE como os representantes do estado na quarta divisão nacional do próximo ano. Já a vaga extra na Copa do Nordeste 2022 só deverá ser aplicada logo após a conclusão dos estaduais de 2021. Com o novo ranking em vigor, a terceira vaga cearense deverá ser destinada a fase classificatória do Nordestão.
Abaixo um quadro apresentando os valores mínimos e máximos que cada estado poderá alcançar até o fim da temporada 2020.

Do NE45