Segundo pior ataque da Série A, Sport também é o time que menos finaliza e cria chances de gol

PUBLICIDADE

A um ponto da zona de rebaixamento e com apenas uma vitória nos últimos 11 jogos da Série A, o Sport tem convivido com a pouca produtividade ofensiva desde a chegada do técnico Jair Ventura. Ao mesmo tempo em que tem o segundo pior ataque da competição com 21 gols marcados em 24 partidas, o Leão é o time que menos finaliza por jogo e menos produz chances claras de gol no campeonato, de acordo com os números levantados pelo SofaScore.

Desde que Jair Ventura assumiu o comando do Sport, o time passou a adotar um estilo de jogo mais precavido, priorizando a marcação. Com um elenco limitado, a atenção defensiva passava a ser prioridade máxima do time no campeonato, que por algumas vezes chegou a abdicar de atacar. Com a baixa produção ofensiva, o Leão tem uma média de 6.7 finalizações por jogo. O setor de criação também tem deixado a desejar. Somando todos os jogos da Série A, o time só criou 21 chances claras de gol.

A dificuldade para criar oportunidades de gol reflete diretamente no rendimento dos atacantes do Sport no campeonato. Tanto que o artilheiro do time na Série A ainda é o zagueiro Iago Maidana, com quatro gols marcados. Até então, nenhum dos jogadores de ataque conseguiu marcar mais de três gols. Leandro Barcia e Marquinhos são os que marcaram mais vezes, com três tentos cada, seguidos de Hernane Brocador e Elton, que já deixou o clube, com dois gols marcados.

Dos 21 gols do Sport no Campeonato Brasileiro, 11 foram marcados por atacantes. Além dos já citados acima, o centroavante Mikael balançou as redes uma vez. Já Maxwell, Lucas Venuto e Dalberto, recém contratado com apenas um jogo realizado, ainda não marcaram na Série A, assim como Rogério, Philip e Ronaldo, que deixaram o clube em meio à disputa da competição. Último reforço contratado para o ataque, Vinícius Popó ainda aguarda para estrear com a camisa rubro-negra.

Com dois gols marcados nos últimos cinco jogos, o Sport precisa melhorar o rendimento ofensivo para se afastar da zona de rebaixamento. Em 24 jogos disputados na Série A, o Leão não conseguiu marcar gols na metade deles. No próximo domingo, em confronto decisivo contra o Coritiba, na Ilha do Retiro, o time rubro-negro vai enfrentar um adversário que também tem tem encontrado dificuldades ofensivas, com o pior ataque da competição ao lado do Athletico e do Atlético-GO, com 20 gols marcados.
CONFIRA OS NÚMEROS
Artilharia do Sport na Série A

4 gols – Iago Maidana
3 gols – Marquinhos e Leandro Barcia
2 gols – Hernane Brocador, Thiago Neves e Elton (deixou o clube)
1 gol – Lucas Mugni, Mikael, Marcão, Jonatan Gomez e Patric

Piores ataques da Série A

20 gols – Coritiba, Atlético-GO e Athletico
21 gols – Sport
22 gols – Botafogo
23 gols – Fortaleza

Chances claras de gol

21 – Sport
26 – Goiás e Fluminense
27 – Vasco da Gama
30 – Fortaleza

Total de finalizações por jogo

6.7 – Sport
7.3 – Coritiba
7.5 – Vasco da Gama
8.3 – Goiás e Fortaleza

Fonte: SofaScore

POR SUPER ESPORTES PE

PUBLICIDADE