
A derrota no confronto direto diante do Figueirense, no último domingo, deixou além da queda na tabela um aumento de risco de rebaixamento para o Náutico, após os pernambucanos esboçarem uma reação contra o Guarani nos Aflitos. Assim, com 26 rodadas passadas, o site Chance de gol e a página de estatísticas do departamento de matemática da UFMG apontaram que, hoje, o Timbu possuem aproximadamente 80% de possibilidades de disputar a Série C no ano que vem.
O revés fora de casa na última rodada impôs ao Náutico uma sequência de seis derrotas consecutivas como visitante na Série B. Este número superou o pior encadeamento de 2017, em que com cinco derrotas seguidas, o clube acabou sendo rebaixado à Terceira Divisão com a pior campanha do campeonato, obtendo apenas 32 pontos em 38 jogos, como a mais negativa da década como visitante na Segundona.
Com dois terços do certame ultrapassados, o Náutico ocupa a 18ª posição, com 24 pontos em 26 jogos. O clube ainda possui o quarto pior ataque da competição, com 23 gols marcados. A situação é semelhante ao que era vivido por Vitória (18º) e Figueirense (20º), que reagiram no último terço do campeonato do ano passado e conseguiram se manter na Segunda Divisão.
Para conseguir a manutenção, o Náutico precisará elevar seu desempenho. A projeção do site Chance de gol é que com 45 pontos conquistados as equipes teriam 99% de chances para permanecer. Assim, o Timbu precisaria de sete vitórias nos próximos 12 jogos na competição, um aproveitamento necessário de 58,3%.
Próximo adversário do Náutico, o Brasil de Pelotas também está na parte de baixo da tabela. Em 14º lugar com 33 pontos – nove a mais que o Timbu -, os Xavantes possuem entre 2,5% (Chance de gol) e 5,5% (UFMG) de chance de rebaixamento. Já para o confronto da próxima quinta-feira, o site Chance de gol projeta uma partida parelha. De acordo com levantamento, o Timbu possui 36,1% de possibilidades de vencer, 31,8% de sair de campo derrotado em casa e, por fim, 32,1% de chances do confronto terminar empatado.
POR SUPER ESPORTES PE