
Em uma partida sem sustos e diante de um adversário já eliminado, o Santa Cruz não teve dificuldades e fez sua parte para avançar às quartas de final da Copa do Nordeste. Com gol de Paulinho, venceu o River-PI por 1 a 0 em Riachão do Jacuípe.
Um grande passo rumo à classificação, mas ainda faltava outro: o tropeço dos rivais. E ele veio. O Náutico, um dos seus concorrentes diretos à vaga do mata-mata do Regional, perdeu o duelo por 4 a 1 diante do Bahia, selando o triunfo – e passagem de fase do Santa Cruz, que enfrentará o Confiança já no próximo sábado.
Vitória, dentre outros fatores, importantíssima para manter o embalo do time, que detém 100% de aproveitamento – dois jogos e duas vitórias – na retomada do futebol. Mas fora de campo, o triunfo também seu peso financeiro. Isso porque a classificação às quartas de final do Nordestão rendeu R$ 300 mil ao Santa Cruz. Quantia vital para a reorganização do clube em tempos de receitas comprometidas pelo coronavírus.
O jogo
Para a partida, algumas novidades. A principal delas foi a ausência do centroavante Victor Rangel, cotado para o time titular. O jogador teve que resolver problemas familiares e desfalcou o Santa Cruz. Patrick Nonato foi o substituto.
Sem Didira e Augusto Potiguar, o técnico Itamar Schülle optou por duas mudanças. Paulinho assumiu o meio de campo na vaga de Didira – com Tinga aparecendo na cabeça de área – e Mayco Félix foi alçado na vaga do lateral esquerdo.
Com o gramado pesado, o Santa Cruz iniciou o primeiro tempo com algumas dificuldades para imprimir ritmo e ser mais agressivo contra o River-PI. Por isso, a Cobra Coral apostou em uma compactação maior na defesa. Mas nesse momento viu o time piauiense fazer o goleiro Maycon Cleiton trabalhar duas vezes. A primeira oportunidade, de falta, não assustou. Na segunda, no entanto, o arqueiro teve que se esticar e fazer a defesa.
Mas quando o Galo parecia impor ao Santa Cruz um jogo mais complicado, o Tricolor respondeu. E no estilo reativo, na primeira oportunidade abriu o placar no estádio Valfredão. Aos 23 minutos, em contra-ataque armado no lado direito, Fabiano Cruzou, Mayco Félix, na pequena área, tocou para trás e Paulinho, de primeira, acertou um belo chute – marcando seu primeiro gol com a camisa coral. Sem chance para o goleiro Mondragon defender.
Porém, mesmo com o Santa Cruz à frente do placar, o River-PI não abdicou do seu jogo veloz, de partir para cima e tentar se aproveitar do erro adversário. O ímpeto, no entanto, não se traduziu em chances reais de gol.
Segundo Tempo
Na etapa complementar, o Santa Cruz voltou com uma mudança – esta, mais esperada – : a entrada de Jeremias no lugar de Mayco Félix, na tentativa de dar mais velocidade pelos lados do campo. Mas foi o River-PI que, mais uma vez, assustou a Cobra Coral. Esta oportunidade, no entanto, por muito pouco não se transformou em gol.
Pela esquerda, Emanuel driblou dois zagueiros do Santa Cruz e chutou rasteiro, no canto. A finalização passou triscando a trave do goleiro Maycon Cleiton. A partir daí, o Tricolor não obteve mais tanto êxito em segurar a bola e cansar o River-PI. Tanto que, por diversas vezes, a Cobra Coral rifava a bola para a área adversária.
Porém, quando o Galo Carijó parecia mais uma vez encaixar a partida, o baque veio em seguida. Guto, já amarelado e apesar de ter recebido falta, discutiu com Paulinho e foi expulso pelo árbitro. A partir daí, o Santa Cruz voltou para a partida, encaixando contra-ataques, mas parou no goleiro Mondragon. Já nos minutos finais, André, Kleiton, Pipico e Tinga tiveram chances de ampliar o marcador, mas sem sucesso. De qualquer forma, o placar já estava selado e quem comemorou – e muito – foi o Santa Cruz.
Ficha do jogo
River-PI 0
Mondragon, Edy, Lucas Bahia, Iran e Guto; Igor Tavares, Érico Júnior e Emerson (João Paulo); Max, Welton Eleno (Jairinho) e Emanuel (Bruninho). Técnico: Flávio Araújo
Santa Cruz 1
Maycon Cleiton, Toty, Wiliam Alves, Danny Morais e Fabiano; André, Tinga (Júnior) e Paulinho (Bileu); Patrick Nonato (Kleiton), Mayco Félix (Jeremias) e Pipico (Derlis Alegre). Técnico: Itamar Schülle
Local: Estádio Eliel Martins
Árbitro: Pablo Ramon (RN)
Assistentes: Luís Carlos (RN) e João Henrique (RN)
Cartões amarelos: Mayco Félix (S), Emanuel (R), Guto (R), Lucas Bahia (R)
Cartão vermelho: Guto (R)
Gol: Paulinho, do Santa Cruz, aos 20’ do 1T,
DO SUPER ESPORTES PE