
Com pouco mais de dois anos de Santa Cruz, o atacante Pipico precisou de apenas cinco partidas contra os arquirrivais do Tricolor para alcançar uma marca expressiva: ter mais gols em clássicos que participações nos duelos.
Contra o Leão, inclusive, o camisa nove do Santa Cruz fez sua primeira partida no último domingo, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Pernambucano. E cravou seu faro artilheiro: fez os dois gols da Cobra Coral na vitória por 2 a 1 diante do Rubro-negro. Resultado que impôs ao rival, além da eliminação no torneio, o pior desempenho da história do clube no Estadual.
Mas Pipico também foi letal – e em mais oportunidades – contra o Náutico. O centroavante, jogando diante do Timbu, fez quatro partidas e marcou em três delas. Só passou em branco no empate sem gols, nos Aflitos, pela última rodada do Pernambucano de 2019.
Nas clássicos restantes diante do Alvirrubro – todos enfrentados no ano passado – Pipico marcou duas vezes no empate em 2 a 2, nos Aflitos, pela quarta rodada da Copa do Nordeste, no 1 a 1, pela segunda fase da Copa do Brasil, no Arruda, e no 1 a 0, pela nona rodada da Série C.
Seis gols anotados em cinco jogos que fazem o ídolo da torcida coral alcançar uma média de 1,2 gol por cada clássico disputado. Estatística que representa o dobro (0,56 gol por confronto) do seu retrospecto geral pelo Santa Cruz, com 52 partidas, 29 gols feitos.
Vale ressaltar que, por uma série de lesões e desgastes musculares, Pipico deixou de disputar quatro clássicos. Em 2019, esteve fora do jogo decisivo contra o Náutico, nos Aflitos, pela última rodada da Série C e que valia a classificação da Cobra Coral para o mata mata da Terceirona, e também não jogou o clássico contra o Sport, pelo Estadual daquele ano.
Nesta temporada, também perdeu dois jogos. Um contra o Sport, pela Copa do Nordeste, quando o Rubro-negro acabou vencendo o duelo por 1 a 0 na Ilha do Retiro, e contra o Náutico, no Arruda, no Pernambucano, quando a Cobra Coral venceu o Timbu por 2 a 0.
Clássicos disputados por Pipico
Náutico 0 a 0 Santa Cruz – (Campeonato Pernambucano 2019)
Náutico 2 a 2 Santa Cruz – marcou dois gols – (Copa do Nordeste 2019)
Santa Cruz 1 a 1 Náutico – marcou um gol – (Copa do Brasil 2019)
Santa Cruz 1 a 0 Náutico – marcou um gol – (Série C 2019)
Sport 1 a 2 Santa Cruz – marcou dois gols – Campeoanato Pernambucano 2020)
A média de gols
Pipico com a camisa do Santa Cruz
• 52 jogos
• 29 gols
• Média de 0,56 gol por partida
Em clássicos
• 5 clássicos
• 6 gols
• Média de 1,2 gols por clássico
DO SUPER ESPORTES PE