Sport inicia testes nesta quinta-feira e detalha plano para voltar a treinar na próxima segunda

PUBLICIDADE

Aos poucos, as ideias vão saindo do planejamento e partindo para a prática, e tornando a volta à atividades do futebol pernambucano cada vez mais concretas. E o primeiro passo será dado pelo Sport, que vai iniciar a fase de testes para Covid-19 com os atletas já nesta quinta-feira. O planejamento divulgado pelo clube, inclusive, traz detalhes de como será feito passo a passo para que os jogadores voltem à melhor forma física e fiquem aptos aos jogos – que ainda não têm data marcada para retornar.

Serão dois dias de testes reservados para as próximas quinta (11) e sexta-feira (12), em estrutura próxima à sede social da Ilha do Retiro. Além dos jogadores, todos os profissionais do Sport envolvidos na rotina dos treinamentos serão testados e avaliados de acordo com os resultados que serão obtidos pelo clube no final de semana. Os treinamentos iniciam a partir da próxima segunda-feira (15) a depender do resultado dos testes.

Serão três testes, sendo dois obrigatórios. Os exames sobre imunoglobulinas IgG e IgM, realizados com amostra de sangue e indicados para a fase de 10 a 14 dias após os primeiros sintomas serem apresentados. Enquanto o IgG verifica os anticorpos que tiveram contato com o coronavírus ao final do período de infecção, o IgM indica os anticorpos ainda em contágio de alta atividade da Covid-19.

Já o terceiro teste, RT-PCR, que obtido geralmente após coleta de mucosa da nasofaringe, e com nível de precisão mais elevado, será realizado nos atletas que testarem positivo para os exames anteriores e apresentarem sintomas característicos da doença.

Com isso, será realizada uma triagem em quatro grupos principais: Grupo A (IgG positivo e IgM negativo), que poderão treinar já na próxima segunda-feira; Grupos B (IgG positivo e IgM positivo) e C (IgG negativo e IgM positivo), que serão submetidos a testes RT-PCR na presença de sintomas e isolamento de 14 dias mesmo sem sintomas; e o Grupo D (IgG negativo e IgM negativo), que também poderá optar pela volta aos treinos submetidos aos devidos cuidados.

Entre as principais recomendações, estão a adoção de diversas medidas de higienização. Começando com os atletas, que já devem chegar ao Centro de Treinamento com o próprio material de treino e terão a temperatura corporal medida por infra-vermelho. Além disso, também há as especificações de higiene para os equipamentos de treinamento muscular após cada seção de treino.

As estruturas a utilizar pelo clube serão as Instalações do CT, Comissão técnica, Departamento Médico, Fisioterapia, Fisiologia, Musculação, Gerência, Executivo de futebol, Rouparia, Campos de treino e Estacionamento.
Divisão de grupos


Grupo A – IgG positivo e IgM negativo – treinar técnico/tático
Grupo B – IgG positivo e IgM positivo – isolamento 14 dias (PCR com sintomas)
Grupo C – IgG negativo e IgM positivo – isolamento 14 dias (PCR com sintomas)
Grupo D – IgG negativo e IgM negativo – treinar (testados a cada 15 dias)
Estrutura utilizada
Instalações do CT
Comissão técnica
Departamento Médico
Fisioterapia
Fisiologia
Musculação
Gerência
Executivo de futebol
Rouparia
Campos de treino
Estacionamento

DO SUPER ESPORTES PE

PUBLICIDADE